Trazer Gatos para o UK - O Que Fazer?

Olá pessoal!

Esta é a primeira publicação que faço desde que me mudei para o UK.
Finalmente os meus gatinhos já cá chegaram e posso escrever sobre todo o processo.
Antes de mais, e para quem está ler o blog pela primeira vez, tenho 3 gatos comuns europeus (rafeiros) - 2 gatas e 1 gato.


Quando anunciei que ia mudar de País...


Img 1

Durante o processo inicial, fui questionada muitas vezes: "E os gatos, vais levá-los?".

Para mim a resposta era óbvia. Fui eu que os adoptei, é da minha responsabilidade levá-los sempre comigo para onde quer que vá morar. Além de que, eu não seria capaz de estar sem eles. Para mim são família e faz-me muita confusão quem descarta animais como quem descarta coisas. 


Quem adopta qualquer animal, é para toda a vida. Metam isto na cabeça. Um animal de estimação deve ser isso mesmo, estimado e amado pela família que o acolheu até ao fim. E mudança de casa ou de país não é desculpa para os deixar, arranja-se sempre solução.







O que é necessário fazer antes da viagem para o UK?


  • Ter todas as vacinas e desparasitações em dia;
Se alguma vacina/desparasitação estiver em falta, devem tratar disso o quanto antes.


  • Tomar a vacina da raiva e fazer quarentena de 21 dias;

Não se pode sair do país até os 21 dias de quarentena estarem completos, é suposto durante este tempo o gato criar anticorpos com a vacina da raiva.


  •  Colocar chip;

  • Fazer passaporte;



  •  Consulta 2/3 dias antes da viagem;

Devem ser desparasitados e a médica veterinária deverá dar o aval para a viagem no passaporte.

Onde se trata disto?


No veterinário! 


Quanto se gasta no total?

Não sei se os preços que se praticam são todos iguais, mas tratei disto tudo nas Patinhas Mimadas (https://www.patinhasmimadas.com/) em Lisboa.

  • Vacina da Raiva: 24,50€
  • Passaporte: 15€
  • Microchip: 25€
Dá um total de 64,50€ por gato, excluindo o preço por consulta.

Ps: Se o animal que quiserem transportar for outro que não um gato, poderão haver gastos e vacinas extras que não estejam aqui descritas. Informem-se com o vosso veterinário ou pesquisem online em fontes fidedignas.


Img 2




Como poderei transportar os gatos?


  • Se for de avião, apenas a British Airways está autorizada a trazer animais de estimação para o UK.
Mais informações aqui: https://www.britishairways.com/pt-pt/information/travel-assistance/travelling-with-pets 
  •  Por via terrestre, podem recorrer a empresas que transportem animais ou, se tiverem carro e paciência para uma viagem grande, podem levá-los vocês!

Como é que eu fiz?

Img 3


Eu optei por contratar uma empresa portuguesa de mudanças (UK - PT e PT - UK) e que também faz transportes de animais (https://www.facebook.com/PaulaRemovals/), que foi a empresa com melhores reviews e o preço mais acessível.

Paguei 800£ (+/- 890€) pelo transporte dos 3 gatinhos mais tudo o que lhes pertencia (liteira, arranhador, acessórios, etc).
O orçamento pela British Airways ficava em 1800£ os 3 sem extras e ainda contactei outra empresa de transporte de animais por via terrestre e ficava a 1200£ os 3 sem extras, também.


Toda a comunicação com a empresa da Paula foi feita através do chat de Facebook de forma fluída e profissional.

A viagem normalmente tem a duração de 25/26h, mas, no meu caso, houve alguns atrasos devido a nevoeiro intenso e inspecção na entrada do ferry e por isso a viagem demorou cerca de 36h.

Fora esse contratempo, correu tudo bem. Os gatos chegaram bem, estavam um pouco estranhos e stressados com a viagem grande, mas no geral correu tudo bem.
As pessoas são profissionais e sabem o que estão a fazer.


PS: Ter dado calmantes (apropriados para gatos, falem com o veterinário se estiverem interessados), ajudou a que se mantivessem calmos durante toda a viagem.


Para concluir, no total gastei cerca de 1100€ no total com a mudança dos gatos para o UK.

Img 4

Sim... é preciso alargar os cordões à bolsa, ter um pé de meia ou familiares que ajudem.
Mas no final os nossos gatinhos valem isso tudo e muito mais, certo?



Espero que esta publicação tenha sido útil e que tenham gostado!

Créditos
Img 1 - https://www.pinterest.pt/pin/682717624732127357/?lp=true
Img 2 - https://www.theodysseyonline.com/signs-youre-part-cat-family
Img 3 - https://kategabrielle.com/products/cat-lady-art-print
Img 4 - https://fineartamerica.com/featured/happy-cat-drawing-hanni-jakob.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Armário Cápsula - Conceito Minimalista